Parque do Ibirapuera
Inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemoração do Quarto Centenário de São Paulo, o Ibirapuera foi concebida pelos arquitetos Oscar Niermeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello e Ìcaro Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes. Com 1,584 milhão de metros quadrados, é um dos parques mais procurados pela população paulistana, sendo uma das mais importantes áreas veres e de lazer da cidade.
Ginásio do Ibirapuera
O Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, inaugurado dia 25 de janeiro de 1957, é um dos maiores complexos desportivos da América Latina, sendo palco de eventos esportivos, culturais e de lazer, que possui um alojamento para 340 pessoas, tem três auditórios para 300 pessoas, três salas de condicionamento físico, sala de arco e flecha, uma pequena pista de corrida, parque para recreação, três quadras oficiais de tênis, duas quadras poliesportivas descobertas e estacionamento par 550 veículos.
Shopping do Ibirapuera
Foi inaugurado no ano de 1976, para ser um lazer para as pessoas e para gerar empregos, nos dias de hoje o shooping é o maior do Brasil, tendo 163.165,43 m2 de área construída e contando com 504, sendo freqüentada por pessoas de classe alta.
Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea – MAC-USP foi criado em 1963 e possui cerca de 10 mil obras de artistas como Picasso, Matisse, Modigliani, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti. Além do acervo, realiza diversas exposições temporárias de arte moderna e contemporânea, de artistas brasileiros e estrangeiros. Oferece atividades e serviços como cursos, visitas orientadas, biblioteca e loja.
Árvore de Natal do Ibirapuera
Nos dias de hoje vem sendo um ponto turistico muito frequentado na época natalina, a cada ano que passa ela aumenta um pouco mais seu tamanho, chamando cada vez mais atenção das pessoas.
Biblioteca Ibirapuera ( UMAPAZ)
A Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) é uma instituição pública e em rede que oferece cursos a fim de propiciar a formação de pessoas para a convivência socioambiental, sustentável e pacífica. É um ponto de disseminação de informações, conhecimentos e experiências sobre educação ambiental e para a paz na cidade de São Paulo. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006.
Obelisco
Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o obelisco é o maior monumento da cidade e tem 72 metros de altura. A construção do monumento foi iniciada em 1947 e e concluída em 1970. A simbologia do monumento também está presente no desenho do gramado ao redor do Obelisco, que possui área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfincada a espada (símbolo do obelisco) que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas. Afinal, ao ver seu governo em risco, o presidente Getúlio Vargas dá início ao processo de reconstitucionalização do país, levando à promulgação em 1934 de uma nova constituição nacional.
Oca
Espaço utilizado para exposições temporárias e eventos. O prédio, projetado por Oscar Niemeyer em 1954, já abrigou o Museu da Aeronáutica e o Museu do Folclore, e foi reformado segundo o projeto de Paulo Mendes da Rocha, em 2000. É administrada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente desde 2005.
Auditório Ibirapuera
Concebido por Oscar Niemeyer no projeto original para o Parque Ibirapuera, o Auditório Ibirapuera foi inaugurado em outubro de 2005. Gerido pelo Instituto Auditório Ibirapuera, o espaço é utilizado para atividades culturais, com programação semanal dedicada à diversidade musical. No prédio funciona um auditório com 800 lugares, com palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de música com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório.
Museu Afro-Brasil
O Pavilhão Manoel de Nóbrega, inaugurado em dezembro de 1953, foi projetado por Oscar Niemeyer e é tombado pelo Iphan. O Museu Afro Brasil, aberto em 2004, tem o compromisso social de revisitar a história, sob a perspectiva do negro, e apresenta a cultura negra africanan ou afro-brasileira como característica de identidade nacional. Seu acervo conta com 3 mil obras relacionadas com a temática do negro, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, livros, vídeos e documentos, de artistas brasileiros e estrangeiros.
Planetário
Inaugurado em 1957, o Planetário Professor Aristóteles Orsini foi o primeiro do Brasil. Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. É um importante pólo de educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. Hoje conta com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. A sala possui capacidade para 300 visitantes, sete deles cadeirantes.
Monumento às Bandeiras
Foi erigida na região centro-sul da cidade, em uma praça em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, tendo sido encomendada pelo governo de São Paulo em 1921. A escultura, em granito, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura, foi inaugurada em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do quarto centenário de fundação da cidade no ano seguinte. A obra representa os bandeirantes, expondo suas diversas etnias e o esforço para desbravar o país.
Assembléia legislativa – Palácio 9 de Julho
Foi construído no ano de 1968, sendo a sede da assembléia e foi batizada como palácio 9 de julho, o prédio simboliza a modernidade, demorou mais de 5 anos para ele ser erguido, trabalhadores se revezavam dias e noite no projeto final da construção. No dia 25 de Janeiro no 414° aniversario da cidade de São Paulo, foi a data da sua inauguração.
2ª divisão do exercito
A 2° divisão do exercito passou por várias mudanças, em 1915 teve uma nova distribuição de terras militares, a sede ficou estabelecida no estado de são Paulo, tendo como nome 6RM/4ªDE. A 4ªDM em 1919 foi transformada na 2ª RM/2ª DE, dois anos mais tarde passou a ser chamada de 2ª RM/ 2ª Divisão de infantaria. Em 1952, no dia 29 de Outubro, o Comando da 2ª DI foi desmembrado da 2ª Região Militar, passando a subordinação direta ao Comando da Zona Militar do Centro, origem do atual Comando Militar do Sudeste. Essa data foi oficialmente estabelecida como criação da 2ª DE. Em 1953, sua sede foi transferida para a cidade de Lorena – SP, mudando sua subordinação para a 2ª Região Militar e Passou por muitas outras mudanças até que em 24 de janeiro de 1996, ocupou definitivamente sua sede no Quartel-General do Ibirapuera, compartilhando suas instalações com o CMSE e a 2ª RM.
Paróquia
No ano de 1933, os padres salvatorianos, com a ajuda da família Loureiro, começaram a construção da paróquia, foi a primeira de São Paulo a homenagear a padroeira do Brasil. Nos dias de hoje ela conta com 500 lugares para os fieis se sentarem, com circuito interno de TV e como mais de 300 pessoas voluntárias para fazer serviços sócias com crianças carentes.
Fundação Bienal
Projetado por Oscar Niemeyer, o Pavilhão foi idealizado para abrigar grandes exposições e acontecimentos importantes. A I Bienal de São Paulo foi realizada em 1951 pelo MAM. A segunda ocorreu em 1953 no parque e estendeu-se até 1954 para fazer parte dos festejos do Quarto Centenário. Ela separou-se do MAM e foi transformada em fundação em 1962. Não tem acervo permanente, e é aberta apenas quando há exposição. O arquivo histórico Wanda Svevo, tombado pelo Condephaat, organiza, preserva e difunde a documentação gerada a partir da realização dos eventos bienais (Bienal de Artes e de Arquitetura), além da documentação produzida pela fundação.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário